quinta-feira, 1 de setembro de 2016









_Pasárgada é meu Ninho_
Cordel

Paulo Camelo 
e Elischa Dewes


Eu sou amigo do rei,
mas acredito que é pouco.
O meu estilo é de louco,
a minha crença é a lei.
Eu luto por que sonhei
e alcanço o céu de mansinho.
Tomando u'a taça de vinho,
eu olho o mundo, a sorrir.
'Nada pode me atingir,
pois Pasárgada é meu ninho.'
_Paulo Camelo__________


  A encosta eu subo a passo,
pela trilha da montanha...
  Ando e, a beleza é tamanha!
perfeição em cada traço
da Terra, solta no espaço!
Envolvo-me, no caminho,
em cipós. Com passarinho
canto junto! e o espinho
'Não poderá me atingir
Pois Pasárgada é meu ninho!'
_Elischa Dewes_________


Escuro, na madrugada,
vem ao céu lua minguante.
Mesmo no escuro, distante
aparece em plena estrada
um cavalo em disparada
a consumir o caminho.
Eu dou a ordem, baixinho,
e ele para de fugir.
'Nada pode me Atingir
Pois Pasárgada é meu ninho!'
_Paulo Camelo____________


Há flor do campo orvalhada,
casa antiga no caminho,
cantina, com um bom vinho
no túnel verde da estrada;
Há no alto, uma pousada
qual casa de passarinho,
janela com jardinzinho,
e andorinha a ir e vir...
'Nada pode me atingir
Pois Pasárgada é meu ninho!'
_Elischa Dewes___________

Eu varei a madrugada
a sonhar com meu amor.
Não senti nenhum temor,
pois conheço a minha amada.
No sonho, bem dedicada,
me beija devagarinho,
e sai depois, de mansinho,
e eu continuo a dormir.
'Nada pode me atingir,
pois Pasárgada é meu ninho.'
_Paulo Camelo__________


Eu viajo por estradas
criadas entre as estrelas...
Deus do céu, como é bom vê-las
em silêncio, iluminadas!
Se em poemas são cantadas,
danço e lhes falo baixinho...
depois sento num cantinho
e deixo o céu me sorrir!
'Nada pode me atingir,
pois Pasárgada é meu ninho.'
_Elischa Dewes_________


Na sequencia,

 participação de Oklima!
Sigo trilhas, serra acima
sem amigos, sem escolta,
sem pensamento de volta,
sem temperança do clima,
levando, apenas, a estima
e bênçãos do meu padrinho.
Não me vence o torvelinho
nem me amedronta o porvir.
'Nada pode me atingir
pois Pasárgada é meu ninho.'
_Oklima________________

Levo no meu matolão,
uma rede, uma baeta,
um caderno, uma caneta
uma gaita, um violão,
e levo no coração
a saudade, feito espinho,
do meu rancho, do meu ninho,
que da mente hei de banir.
'Nada pode me atingir
pois Pasárgada é meu ninho.'

Odir, de passagem pelas décimas
de Elischa e Paulo Camelo.

Não vão embora para Passárgada
Daqui, já somos amigos do rei
O poeta que tange sonhos, inaugura reinos
Maior majestade não há...
Não vão embora para Passárgada
Aqui, no castelo do lirismo, reinaremos
O poeta que sensibiliza até Deus canta
A vida que, com poesia,
mais gloriosa sempre será...
Não vão embora para Passárgada
Aqui,  com singeleza, os abraço.


Colaboração do querido poeta 
_Edson Gonçalves Ferreira_



Elischa Dewes rimou
Paulo Camelo também
Eles rimaram tão bem
Que o mote me empolgou
Como Bandeira falou
Lá não ficarei sozinho
Pois terei muito carinho
Se ao Rei eu pedir
'Nada pode me atingir
pois Pasárgada é meu ninho.'

Do poeata Ismael Gaião,



_Para "Pasárgada" de Elischa e Paulo Camelo__

Nenhum comentário:

Postar um comentário